Fala-se de crise na educação do pais. Esta crise também chegou aos arraiais dos seminários, institutos e faculdades teológicas. Conseqüentemente chegou nas igrejas,, nos púlpitos e instituições eclesiásticas. Não há como negar esta realidade. É uma realidade que precisa mudar e esta mudança no vem de cima para baixo. A mudança vem do membro da igreja. Ele passa a questionar suas decisões. Analisa o mundo em que ele está inserido. É a lente da teologia cristã que passa a ser usada para analisar o mundo
Muitos pensam de maneira errada a respeito da teologia.. Alguns entendem que a teologia é perda de tempo. Que ela é árida e escraviza a fé ao raciocínio humano. Quem pensa assim não sabe o que é teologia e menos ainda, não sabe que esa opinião é uma expressão teológica. E mais ainda uma expressão teológica da sua fé. Assim quem rejeita a teologia carimba a sua fé como irracional, sem bases claras e objetivas. A bíblia mostra para o povo de Deus que precisamos estar “...sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1a.Pedro:3:15). Destaco duas coisas, qualquer pessoa, isto é, culto ou indouto, cristão ou não cristão e outros. Também deve ser uma resposta que usou a razão. (Cf.Romanos:12:1-3) O que podemos ver muito hoje será então uma boa ou má teologia cristã. Aqui é que reside a questão principal. Conhece-se mais a má teologia cristã do que a boa teologia cristã. Há mais interesse em disser aquilo que é sentido (emoção) e não aquilo que pensamos (razão)
Quando nos conscientizamos da necessidade de uma boa teologia cristã vemos que o mundo poderá ser analisado do ponto de vista de Deus. Para isto descobriremos na Bíblia, fonte da teologia cristã, a analise que Deus faz dos fatos da vida. Porque quando pensamos em teologia cristã, entendemos que não é algo abstrato mas amplamente prático, pois é o estudo de Deus pessoal revelado na Bíblia. Necessariamente isso inclui tudo o que é revelado sobre Ele e as suas obras e as relações com as suas criaturas e criação. Assim é possível ver que toda ação que o cristão pratica existe por trás uma “teologia cristã”. Há questão é saber se essa teologia, embora com o adjetivo de cristã, precisa ser avaliada como boa ou má teologia.
Quando entendemos que a teologia é extremamente pratica, cremos que ela desnuda o ser humano nas suas decisões. A teologia passa a direcionar as decisões da nossa vida: negócios, relacionamentos, compras, uso do poder, sexualidade, etc. A teologia analisa a origem das decisões; boa ou má teologia cristã. Ela legitima nossas normas culturais mais profundas utilizadas para avaliar nossas experiências e escolher o modo de agir. Dirige o nosso comportamento. Ela é o mapa da nossa vida diária. É ela que integra a nossa cultura. Ela organiza nossas idéias, nossos sentimentos e valores em único planejamento geral. A teologia cristã também monitora a necessidade de mudança cultural. Ela avalia o novo que chega o velho que abandona o nosso mundo. Todos nós fazemos isso mesmo nunca ter freqüentado um seminário teológico. O ser humano é um teólogo, resta saber, se há boa ou má teologia.
Por isso há necessidade de voltarmos ao estudo da teologia para poder decidir segundo Deus deseja que façamos. Se estudarmos a Palavra de Deus com afinco teremos uma boa teologia tendo uma prática que agrade a Deus. E a sua teologia é boa ou má?
JOTAEME